domingo, 1 de abril de 2007

Escolhas


A vida é feita de escolhas; isto pode parecer um cliché, mas é uma verdade, se é que podemos afirmar que a verdade existe. Às vezes, quase que sinto que não existe verdade. Este sentimento é arrepiante, mas existem momentos em que a minha vida não parece real, como se fosse uma projecção numa tela de cinema, à qual eu assisto, imóvel, na primeira fila. E não são só as minhas escolhas que me fazem sentir assim, são também as das vidas que se cruzam com a minha. No fim, as consequências dessas escolhas, influenciam a minha esfera vital, abalando os alicerces da minha "suposta" existência terrena.
As escolhas que temos que fazer afectam, inevitavelmente, as outras vidas. As consequências podem ser negativas, sobretudo quando as pessoas não pensam seriamente nas suas escolhas e após terem escolhido um caminho, voltam atrás, na esperança de tentar reescrever o Passado. Contudo, tal não é possível. Não podemos seguir em direcção ao Futuro com vontade de mudar o Passado, pois isso pode levar ao caos de todas as relações interpessoais e, sobretudo, a uma inquietação espiritual que conduzirá a constantes interrogações, as quais só servirão para bloquear o nosso sentido natural de optar pelo melhor caminho.
Não existem "receitas", soluções perfeitas, para evitar tais desaires. Todavia, estou convicta que se em vez de pensarmos só em nós, nos colocarmos no lugar das outras vidas, as nossas escolhas serão, certamente, mais conscienciosas e evitarão situações ambíguas que poderão conduzir a um sentimento que não é de todo fácil de gerir: o arrependimento!
LiliFlor

Nenhum comentário: